Notícias - Mensagem do presidente | Covid-19

"O momento que o mundo enfrenta é algo nunca visto. Um desafio para a sociedade, para as famílias, para os governos e para as organizações."

  • Notícias - Mensagem do presidente | Covid-19

Mensagem do presidente | Covid-19


"O momento que o mundo enfrenta é algo nunca visto. Um desafio para a sociedade, para as famílias, para os governos e para as organizações."


O momento que o mundo enfrenta é algo nunca visto. O desafio é universal. Um desafio para a sociedade, para as famílias, para os governos e para as organizações.

 

É um momento delicado que requer cuidado com as pessoas, cuidado com nossos clientes, cuidado com a nossa cadeia de valor e cuidado com nosso negócio.

 

A Barbosa Mello, mesmo diante desse contexto inesperado, quer ser um agente de transformação do bem-estar da sociedade, cumprindo a sua missão empresarial. Já ultrapassamos outras crises e o engajamento dos colaboradores foi fundamental para reinventarmos a forma de executar as atividades e transformarmos o ambiente ao nosso redor. 

 

Por isso, dentro do nosso princípio de Engenharia de Gente, estamos nos dedicando fortemente para cuidar das pessoas:

 

1. Reagimos rapidamente para colocar o maior número de pessoas em trabalho remoto, com as melhores ferramentas de conexão digital, tutoriais e acompanhamento para adaptação a essa nova forma de trabalho.

 

2. Para os colaboradores que a atividade não permite o trabalho remoto, como em nossas obras, uma campanha ostensiva de prevenção e cuidado com a saúde do colaborador continua em andamento, com inúmeras iniciativas para cuidar das nossas pessoas. Dentre elas: afastamento dos colaboradores pertencentes ao grupo de risco, novos rituais de convivência em áreas coletivas das obras (refeitórios, alojamentos, repúblicas, transportes, salas de reunião etc.) comunicações de conscientização, higiene e prevenção em diversos ambientes e momentos, aumento do número de dispenser de álcool gel 70º e avaliações médicas com aferição de temperatura.

 

3. Suspensão de viagens nacionais e internacionais por tempo indeterminado, evitando deslocamentos.

 

4. Suspensão de todos os eventos internos que pudessem estimular a aglomeração de pessoas.

 

5. Instalação de um comitê de crise, responsável pela estratégia de atuação da CBM no cenário Covid-19, sempre alinhada com as recomendações das autoridades e dos órgãos de saúde e sustentabilidade do negócio.

 

Para preservarmos nosso negócio, o papel da operação é fundamental. Aqui na CBM, a ponta é o centro, pois é na obra que a CBM acontece. Nesse momento precisamos estar ainda mais juntos e operarmos com uma rede integrada de cooperação. Trabalhar uns para os outros, uns com os outros. Cuidar uns dos outros. Cuidar das obras é cuidar da nossa continuidade no futuro. Somos uma empresa altamente responsável e continuaremos operando com o nosso compromisso de cuidar da integridade e da saúde de nossos colaboradores. 

 

Dos nossos líderes, esperamos que cuidem das suas equipes, com bom senso e empatia. Nas decisões do dia a dia, ajam com senso de urgência e busquem soluções mais descomplicadas. É tempo de simplificar e não burocratizar. É hora de termos um pensamento ágil. De tomarmos decisões em conjunto, de maneira sistêmica. A experiência de cada um pode contribuir com melhores soluções nesse momento tão incerto e desconhecido. Nós os convidamos a pensar a agir como empresários, buscando o melhor para o todo e mitigando riscos. 

 

Da parte da diretoria, a prioridade é o cuidado com as pessoas e o engajamento de todo o time CBM diante do desafio que se apresenta. Estamos fazendo também a gestão preventiva do fluxo de caixa e minimizando os riscos para nosso negócio. Nosso foco é fazer engenharia sustentável com engenharia de gente.

 

Como empresa cidadã, estamos participando da frente de construção de hospitais de campanha junto ao Governo de Minas e outras instituições investidoras. Além de doações para algumas comunidades, estamos estruturando um plano mais abrangente de apoio à microeconomia das regiões onde operamos.

 

Por fim, gostaria de fazer um agradecimento especial a todos os nossos colaboradores, especialmente aos colaboradores das obras, que estão na linha de frente se dedicando à construção do futuro da CBM. 

 

Lideraremos essa crise com coragem e com o jeito de ser CBM que vem garantindo o nosso sucesso e o crescimento ao longo destes anos. Nosso compromisso é com as pessoas, com a sociedade e com o país.

 

Guilherme Teixeira

Diretor-Presidente

Construtora Barbosa Mello